Título: HydroReuse - Tratamento e reutilização de águas residuais agroindustriais utilizando um sistema hidropónico inovador com plantas de tomate
REF: ALT20-03-0145-FEDER-000021
Início: 01/07/2016
Fim: 30/06/2019
Ficha técnica do projeto: Disponível aquí
Resumo:
As águas residuais agroindustriais são matrizes bastante complexas com elevadas concentrações de matéria orgânica, sólidos suspensos, nutrientes, sais e microrganismos, podendo causar impactes graves no ambiente e na saúde pública. No entanto, estas águas residuais constituem fontes de água, matéria orgânica e nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de culturas alimentares.
- O projeto HYDROREUSE pretende desenvolver processos inovadores para o tratamento e reutilização das principais águas residuais agroindustriais produzidas na região do Alentejo (provenientes de matadouros, adegas, lagares e queijarias). O projeto tem como objetivos principais:
- Caracterização físico-química e avaliação do risco ambiental das águas residuais brutas.
- Desenvolvimento e avaliação da eficiência de remoção de processos inovadores: pré-tratamento e sistema hidropónico de dupla função usando plantas de tomate.
- Avaliação do efeito do sistema hidropónico sobre as estratégias bioquímicas das plantas, produção e qualidade dos frutos de tomate
- Aplicação e avaliação da eficiência de processos de oxidação para o tratamento de efluentes hidropónicos.
Participantes:
Entidades do Sistema I&D
Entidades do Sistema Empresarial
Coordenador: Ana rita Prazeres
Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo (CEBAL)
Site do projeto: www.hydroreuse.pt