Eventos

Print

 

1 de julho a 9 de agosto 2024

Ciência à La Carte | Férias da Verão

Com a chegada dos dias maiores e mais quentinhos, o "Ciência à La Carte" regressa para mais uma temporada de Férias de Verão com muita ciência!

De 1 de julho a 9 de agosto iremos receber pequenos cientistas nos nossos laboratórios. Vão ser dias repletos de ciência e muita diversão. As atividades são direcionadas a crianças entre os 7 e os 12 anos, e terão o horário das 9h00-12h30 e das 14h00-17h00.

As inscrições estão abertas através do link https://bit.ly/oficinasdeciencia mas são limitadas a 10 crianças por dia.


Consulte os preços e condições gerais no formulário de inscrição e reserve já o lugar do seu pequeno cientista nas oficinas de ciência!

 

19 de junho 2024

Alentejo XXI, em colaboração com o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), convida a todos os interessados a participar no workshop "Combate às Alterações Climáticas - Experiências de Cabo Verde e Alentejo". Esta sessão terá lugar no dia 19 de junho, às 14h30, no Auditório da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), em Beja.

Este workshop pretende dar a conhecer o impacto das alterações climáticas, das práticas agrícolas e da produção animal, que estão a ser realizadas nas regiões de Cabo Verde, Baixo Alentejo, Algarve Central e Sotavento Algarvio.

Serão abordados tópicos como:
  •  Plano de combate às alterações climáticas adotadas pelo Baixo Alentejo.
  •  Práticas sustentáveis no solo, criação de gado e agricultura.
  •  Mitigação dos efeitos no montado.
  •  Projetos implementados e reaplicáveis.
  •  Ferramentas atuais e futuras para o combate climático.

 

 

Inscrições abertas até dia 17 de junho de 2024

A participação é gratuita e requer registo prévio obrigatório.

 

17 de maio 2024

Um dia com...

No dia 17 de maio de 2024, pelas 14h30, o CEBAL irá ter mais uma sessão da iniciativa "UM DIA COM..." em formato de Webinar através da plataforma Zoom.

Teremos como convidada Cristina Barrocas Dias, Professora e Investigadora da Universidade de Évora, com o tema da sessão: “Os corantes naturais no contexto da insustentabilidade da indústria da moda”.
 
O tema da sessão visa abordar o crescimento contínuo da produção têxtil a nível mundial, e questionar o seu impacto ambiental, nomeadamente o consumo excessivo de água e o tratamento de águas residuais tóxicas resultantes do processo de tingimento. Também serão abordadas as potenciais alternativas aos corantes sintéticos, como os corantes naturais, com ênfase na viabilidade da sua utilização em larga escala e nos desafios associados, como a fotodegradação e a reprodutibilidade da cor.

A participação é gratuita e destinada a empresas e associações do setor, empreendedores e a todos os interessados no tema. Pode aceder à Sala Virtual através do link https://bit.ly/3FXQisr ou do QRCode do programa.

Veja aqui o resumo da palestra.

Contamos com a sua presença.

 

25 de março 2024

Um dia com...

No dia 25 de março de 2024, pelas 11h30, o CEBAL irá ter mais uma sessão da iniciativa "UM DIA COM..." em formato de Webinar através da plataforma Zoom.

Teremos como convidado Javier Garcia Gudiño, investigador no Centro de Investigações Científicas e Tecnológicas da Extremadura (CICYTEX), com o tema da sessão: “A sustentabilidade e o bem-estar animal do porco ibérico no Montado”. Esta sessão visa abordar a produção do porco ibérico, que está tradicionalmente ligada ao agroecossistema do Dehesa-Montado e que, nas últimas décadas, tem enfrentado consequências face à intensificação da produção suína ibérica.
 

A participação é gratuita e destinada a empresas e associações do setor, empreendedores e a todos os interessados no tema. Pode aceder à Sala Virtual através do link  https://bit.ly/3FXQisr ou do QRCode do programa.

Veja aqui o resumo da palestra.

Contamos com a sua presença.

 

25 a 28 de março e 2 a 5 de abril de 2024

Ciência à La Carte - Férias da Páscoa 2024

A Primavera está a chegar e com a sua chegada o "Ciência à la Carte" prepara-se para mais umas Férias da Páscoa com oficinas de ciência!

Vamos estar abertos no período de 25 a 28 de março e de 2 a 5 de abril para receber os pequenos cientistas nos nossos laboratórios. Vão ser dias repletos de ciência e muita diversão com cheirinho a primavera.

As atividades são direcionadas a crianças entre os 6 e os 12 anos, e terão o horário das 9H00-12H30 e das 14H00 -17H00 (almoço livre).



As inscrições estão abertas através do link https://bit.ly/3SXlWMF, mas são limitadas a 10 crianças por dia.

Consulte os preços e condições gerais no formulário de inscrição e reserve já o lugar do seu pequeno cientista nas oficinas de ciência!

 

5 março 2024

O CEBAL está a promover a iniciativa "Podas de formação em sobreiro" no âmbito do projeto "Sos_ProdehesaMontado", uma cooperação transfronteiriça, ao abrigo do programa Interreg Espanha-Portugal, cofinanciado pela União Europeia.

Esta iniciativa terá lugar no dia 5 de março de 2024, pelas 9h30, no Centro de Experimentação do Baixo Alentejo (CEBA), na Herdade da Abóboda, em Vila Nova de São Bento, PT.

As inscrições são limitadas a 35 participantes, gratuitas mas obrigatórias através do link https://bit.ly/49H0rX7

 
Esta ação pretende sensibilizar e demonstrar a importância do uso de técnicas corretas de poda (de formação e manutenção), que são essenciais para a condução de jovens árvores e posterior extração de cortiça. Da mesma forma que pretende alertar que a falta de cuidados ou a realização de práticas incorretas de poda, têm consequências na condição das árvores de sobreiro, obrigando a um esforço vegetativo anormal, enfraquecendo-as e conduzindo a uma maior debilidade do arvoredo.

Pode ficar a conhecer mais sobre o projeto através do link: https://bit.ly/3UQOc6q

 

23 a 25 fevereiro 2024

De 23 a 25 de fevereiro, o CEBAL participa em mais uma edição da Feira do Queijo, promovida pelo Município de Serpa, em Serpa. Visite o nosso stand institucional, localizado no Pavilhão do queijo, e conheça os rostos dos nossos investigadores e trabalhos que temos vindo a desenvolver.

Consulte o nosso programa através da imagem e fique atento às nossas redes sociais.

 

21 fevereiro 2024

O Centro de Competências dos Recursos Silvestres (CCRES), coordenado pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) e em colaboração com o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), convida a todos os interessados a participar no último seminário de um ciclo de eventos intitulado por "Cardo: Valorização Gastronómica", que decorrerá no dia 21 de fevereiro de 2024, pelas 14h30, no Centro Cultural Raul de Carvalho, em Alvito.

Esta sessão intitulada por "Cardo: Valorização Gastronómica", pretende sensibilizar e transferir conhecimento associado à valorização do cardo para uso gastronómico. O seminário tem como objetivo conciliar o conhecimento científico em torno da planta do cardo, ao abordar a variabilidade botânica de diferentes cardos e as suas aplicações ao longo da história. Durante a sessão, vai estar a decorrer também um Showcooking, para demonstração do uso de cardos na culinária e ainda uma mostra de produtos confeccionados com o cardo (Cynara cardunculus), de modo a exemplificar e dar a conhecer o potencial da valorização da planta para uso gastronómico.


A participação é gratuita e requer registo prévio obrigatório através do link https://bit.ly/48HQFUR  ou QRCode no programa.

 

5 fevereiro 2024

Um dia com...

No dia 5 de fevereiro de 2024, pelas 11h30, o CEBAL irá ter mais uma sessão da iniciativa "UM DIA COM..." em formato de Webinar através da plataforma Zoom.

Teremos como convidada a Profª Marta Vasconcelos, Diretora Adjunta do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), com o tema da sessão: "Alterações climáticas, nutrição de culturas e dietas saudáveis: quais as ligações?", que aborda o impacto das alterações climáticas na nutrição de culturas e dietas saudáveis, que se encontram interligadas e desempenham um papel crucial na segurança alimentar mundial e no bem-estar do ser humano.

 

A participação é gratuita e destinada a empresas e associações do setor, empreendedores e a todos os interessados no tema. Pode aceder à Sala Virtual através do link  https://bit.ly/3FXQisr ou do QRCode na imagem.

Veja aqui o resumo da palestra.

Contamos com a sua presença.

 

11 janeiro 2024

Centro de Competências dos Recursos Silvestres (CCRES), coordenado pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) e em colaboração com o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), convida a todos os interessados a participar no segundo seminário de um ciclo de eventos, intitulado por "Tinturaria Natural", que decorrerá no dia 11 de janeiro de 2024, pelas 14h30, na Associação de Agricultores do Sul (ACOS) em Beja.

Esta sessão pretende destacar o potencial das plantas silvestres como fontes endógenas de corantes naturais, e alternativas sustentáveis aos corantes sintéticos, causadores de maior poluição ambiental, contribuindo para os objetivos de uma economia mais circular. O seminário abordará estratégias de cultivo e recolha responsáveis das plantas tintureiras, com vista à sua utilização em maior escala, e também processos de extração dos corantes destas plantas, com foco em áreas onde podem ser aplicados: artes, indústria alimentar, cosmética e têxtil.
 
A participação é gratuita e requer registo prévio obrigatório através do link  https://bit.ly/3GXf2kZ ou QRCode no programa.

 

Próximo Seminário: Não perca o último seminário com o tema do CARDO, a realizar em fevereiro, na Vila de Alvito. Mais informações brevemente.

 

18 a 22 e 27 a 29 dezembro 2023

O "Ciência à La Carte" regressa cheio de energia para mais uma temporada de ATL científico com um cheirinho a Natal.

Vamos estar abertos no período de 18 a 22 de dezembro e de 27 a 29 de dezembro para receber os pequenos cientistas nos nossos laboratórios. Vão ser dias repletos de muitas experiências e com algumas surpresas natalícias pelo meio.

As atividades são direcionadas a crianças entre os 6 e os 12 anos, e terão o horário 9h00 - 12h30 e 14h00 - 17h00 (almoço livre).

As inscrições estão abertas através do LINK: https://forms.gle/w1AwpXn2YpGv5f2GA, mas são LIMITADAS a 10 crianças por dia.
 

Consulte os PREÇOS e CONDIÇÕES GERAIS no formulário de inscrição ou em www.cebal.pt e reserve já o lugar do seu PEQUENO CIENTISTA!

O Pai Natal já está pronto para embarcar na aventura da Ciência, só faltam os nossos pequenos cientistas!

 

13 dezembro 2023

O Centro de Competências dos Recursos Silvestres (CCRES), em colaboração com a Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) e o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), vai organizar 3 seminários, no âmbito do projeto "Dinamização da Parceria do Centro de Competências dos Recursos Silvestres".

Os seminários têm como objetivo a promoção das atividades de divulgação do CCRES, onde se pretende promover a competitividade e sustentabilidade dos Recursos Silvestres.   

O primeiro seminário intitulado "A Esteva: da Gestão à Valorização", decorrerá no dia 13 de dezembro de 2023, pelas 14h30, na Junta de Freguesia de Mértola.


Esta sessão pretende promover a discussão em torno da gestão do esteval e da valorização dos seus produtos. Terá como foco os benefícios das várias propriedades da esteva, planta altamente disponível na região mediterrânica, com aplicação na indústria da cosmética, farmacêutica e na alimentação humana. Da mesma forma, o seminário abordará as oportunidades e os desafios para uma bioeconomia regional em torno da Esteva, nomeadamente ao nível da alimentação de ruminantes e dos resíduos de destilaria.

A participação é gratuita e requer registo prévio obrigatório através do link https://bit.ly/3RduIoO ou QRCode no programa.

 

23 novembro 2023

No próximo dia 23 de novembro, pelas 9h30, o CEBAL promove o segundo seminário com o tema "Promover a Transferência de Tecnologia nos Setores Agroflorestal e Agroalimentar do Alentejo", inserido no evento "Estratégias de Transferência de Tecnologia para a Valorização Territorial", e que decorrerá no Centro de Incubação de Base Tecnológica (CIBT-NERBE), em Beja.

Nesta sessão pretende-se apresentar o contexto atual dos setores e cadeias agroalimentares e agroflorestais da região do Alentejo, bem como o trabalho desenvolvido pelo CEBAL, em ações de transferência de tecnologia e conhecimento nestas áreas.

Destinado a empresas e associações do setor, empreendedores e a todos os interessados no tema. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, através do link https://bit.ly/3MD3V4a  ou QRCode no programa.

Esta ação é realizada no âmbito do "Programa de Potenciação de Transferência de Tecnologia - Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface", desenvolvido pelo CEBAL e cofinanciado pelo Alentejo 2020.

 

22 novembro 2023

O CEBAL irá organizar no próximo dia  22 de novembro  mais uma sessão da iniciativa “UM DIA COM...” em formato de webinar  através da plataforma zoom, tendo como convidado “Ana Xavier”, Professora Auxiliar do Departamento de Química da Universidade de Aveiro e Investigadora do CICECO - Aveiro Institute of Materials, que irá apresentar a palestra intitulada “Na Economia Circular os Subprodutos e os resíduos industriais poderão ser a matéria prima para biocombustíveis? A possibilidade de produção de Bioetanol numa biorrefinaria integrada”

A palestra terá início às 14.30h, através da Sala virtual.


Aceda à sala virtual aqui ou pelo QR code na imagem.

Veja aqui o resumo da palestra.

Contamos com a sua presença.

 

17 novembro 2023

No próximo dia 17 de novembro, pelas 14h30, o CEBAL promove o primeiro seminário com o tema "Promover a Utilização de Coprodutos Agroindustriais na Alimentação Animal", inserido no evento "Estratégias de Transferência de Tecnologia para a Valorização Territorial", a realizar na Associação de Agricultores do Sul (ACOS), em Beja.

Nesta sessão, pretende-se apresentar projetos I&D, mas também exemplos de explorações comerciais que já utilizam os coprodutos agroindustriais na alimentação animal.

Este seminário desenvolve-se no seguimento do Ciclo de Conferências - "Coprodutos Agroindustriais na Alimentação Animal - Para uma produção animal circular", que após dois anos em registo online, desta vez será realizado presencialmente.

Destinado a empresas e associações do setor, empreendedores e a todos os interessados no tema. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, através do link https://bit.ly/3QGYe7H ou QRCode no programa.

Esta ação é realizada no âmbito do "Programa de Potenciação de Transferência de Tecnologia - Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface", desenvolvido pelo CEBAL e cofinanciado pelo Alentejo 2020.

 

13 e 16 novembro 2023

Estamos na reta final da realização dos vários eventos sobre a temática da Bioeconomia Circular nos Setores Vitivinícola e Agrícola, promovidos pelo CEBAL. Nestes últimos meses, foram realizadas seis sessões em vários lugares do Alentejo, a contar com a presença em BejaSerpa e Elvas, e com o envolvimento de vários parceiros da região que corroboram a importância destas ações. Convidamos, agora, todos os interessados a participar nas últimas sessões a acontecer em Évora e Castro Verde, dias 13 e 16 de novembro de 2023, respectivamente. 
 
Em mais detalhe:

O primeiro seminário, "Bioeconomia Circular do Setor Vitivinícola", em Évora, no dia 13 de novembro de 2023, ocorre pelas 10h30, no NERE - Núcleo Empresarial da Região de Évora, no Parque Industrial e Tecnológico de Évora. A sessão terá como foco a partilha de conhecimento sobre de que forma o setor vitivinícola, através da valorização de excedentes agrícolas, pode contribuir para uma Bioeconomia Circular.
 
O segundo seminário, "Bioeconomia Circular do Setor Agrícola", em Castro Verde, no dia 16 de novembro de 2023, será realizado pelas 16h00, na Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB) - Polo 2, e com o apoio da ESDIME e do Município de Castro Verde. A sessão terá como foco a troca de conhecimento sobre a reutilização de excedentes agrícolas, que ao serem valorizados, podem contribuir para uma diminuição do impacto das alterações climáticas e degradação dos solos. 
 
A participação é gratuita e destinada a empresas e associações do setor, empreendedores e a todos os interessados no tema. Requer registo prévio obrigatório através do QRCode do programa ou dos seguintes links:
 
 
INSCRIÇÕES | "Bioeconomia Circular do Setor Vitivinícola" | 13 de NOV Évora -  https://bit.ly/3QFIK3A
 
INSCRIÇÕES | "Bioeconomia Circular do Setor Agrícola" | 16 de NOV Castro Verde https://bit.ly/3tYdEv7
 
Esta ação é realizada no âmbito do "Programa de Potenciação de Transferência de Tecnologia - Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface", desenvolvido pelo CEBAL e cofinanciado pelo Alentejo 2020.
 

10 novembro 2023

O CEBAL, em conjunto com o Centro de Competências de Plantas Aromáticas Medicinais e Condimentares, convida a todos os interessados a participar no Webinar "A Esteva: da Gestão à Valorização", que terá lugar no dia 10 de novembro, pelas 14h30, via Zoom

Esta sessão pretende promover a discussão em torno da gestão do esteval e da valorização dos seus produtos. Terá como foco os benefícios das várias propriedades da esteva, planta altamente disponível na região mediterrânica, com aplicação na indústria da cosmética, farmacêutica e na alimentação humana. Da mesma forma, o webinar abordará as oportunidades e os desafios para uma bioeconomia regional em torno da Esteva, nomeadamente ao nível da alimentação de ruminantes e dos resíduos de destilaria.

A participação é gratuita e destinada a empresas e associações do setor, empreendedores e a todos os interessados no tema. A sessão requer registo prévio obrigatório através do link https://bit.ly/472etBo ou QRCode no programa.

Esta ação é realizada no âmbito do “Programa de Potenciação de Transferência de Tecnologia – Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface”, desenvolvido pelo CEBAL e cofinanciado pelo Alentejo 2020.

 

31 outubro 2023

CEBAL, em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Económico de Serpa (CADES), convida a todos os interessados a participar no seminário, “Bioeconomia Circular no Sector Vitivinícola”. O evento terá lugar no dia 31 de outubro de 2023, pelas 14h30, no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Económico de Serpa (CADES), em Serpa.
Depois de Beja e Portalegre, é a vez de Serpa receber este seminário que tem como principal objetivo consciencializar um maior número de produtores, através da partilha de conhecimento e experiências, entre academia e tecido empresarial, de forma a contribuir para o desenvolvimento de uma Economia Circular na região.

A participação é gratuita e destinada a empresas e associações do setor, empreendedores e a todos os interessados no tema. A sessão requer registo prévio obrigatório através do link  https://bit.ly/3QsabOm  ou QRCode no programa.

Esta ação é realizada no âmbito do “Programa de Potenciação de Transferência de Tecnologia – Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface", desenvolvido pelo CEBAL e co-financiado pelo Alentejo 2020.

 

24 de outubro 2023

CEBAL, em parceria com o Instituto Politécnico de Portalegre (IPPortalegre), convida todos os interessados a participar no seminário, “Bioeconomia Circular no Sector Vitivinícola”, que terá lugar no dia 24 de outubro de 2023, pelas 14h30, no Auditório Nuno Oliveira da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) do IPPortalegre.

Este é o segundo seminário de uma série a acontecer em diferentes locais do Alentejo. O evento tem como objetivo sensibilizar e transferir o conhecimento para um maior número de produtores, tal como capacitar jovens estudantes, sobre as possíveis estratégias de valorização de subprodutos do setor vitivinícola, nomeadamente processos de tratamento e valorização de águas residuais, tal como excedentes agrícolas da produção da uva.

A participação é gratuita e destinada a empresas e associações do setor, estudantes, empreendedores e a todos os interessados no tema. A sessão requer registo prévio obrigatório através do link https://bit.ly/45ulAS9 ou QRCode no programa, e está sujeito à disponibilidade de lugares.

 

Esta ação é realizada no âmbito do “Programa de Potenciação de Transferência de Tecnologia – Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface", desenvolvido pelo CEBAL e co-financiado pelo Alentejo 2020.

 

16 de outubro 2023

CEBAL, em conjunto com a Câmara Municipal de Serpa, convida todos os interessados a participar no seminário “Bioeconomia Circular no Sector Agrícola”, que terá lugar no dia 16 de outubro de 2023, pelas 14h30, no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Económico de Serpa (CADES).

Este Seminário é focado na disseminação do conhecimento adquirido por várias instituições académicas sobre a valorização dos excedentes agrícolas da produção primária, nomeadamente em estratégias de reutilização dos subprodutos de biomassa para o melhoramento das características do solo, elemento fundamental para aumentar a sustentabilidade da agricultura.

A participação é gratuita e destinada a empresas e associações do setor, empreendedores, e a todos os interessados no tema. A sessão requer registo prévio obrigatório através do link https://bit.ly/3ZTuSWI ou QRCode no programa.

Esta ação é realizada no âmbito do "Programa de Potenciação de Transferência de Tecnologia - Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface", desenvolvido pelo CEBAL e co-financiado pelo Alentejo 2020.

Esperamos por si!

 

13 de outubro 2023

Um dia com...

O CEBAL irá organizar no próximo dia 13 de fevereiro mais uma sessão da iniciativa “UM DIA COM...” em formato de webinar, tendo como convidada “Filomena Silva”, Diretora Científica da empresa biotecnológica Mitotag, que irá apresentar a palestra intitulada: Desenvolvimento de plataformas inovadoras de direcionamento mitocondrial”. A palestra terá início às 11h30h, através da plataforma zoom. Aceda à sala virtual aqui ou pelo QR code na imagem.

 

Veja aqui o resumo da palestra.

Contamos com a sua presença!

 

11 de outubro 2023

CEBAL, em conjunto com a Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur (AHSA), convida todos os interessados a participar no webinar “Bioeconomia Circular no Sector Agrícola”, que terá lugar no dia 11 de outubro de 2023, pelas 14h30, em formato online, através da plataforma Zoom.

Este é o primeiro seminário de uma série focados na disseminação do conhecimento adquirido por várias instituições académicas sobre a valorização dos excedentes agrícolas da produção primária, com foco nas estratégias para a reutilização dos excedentes de biomassa para o melhoramento das características do solo, fundamental para aumentar a sustentabilidade da agricultura.

A participação é gratuita e destinada a empresas e associações do setor, empreendedores, e a todos os interessados no tema. A sessão requer registo prévio obrigatório através do link  https://bit.ly/3tekCf7 ou QRCode no programa.

Esta ação é realizada no âmbito do "Programa de Potenciação de Transferência de Tecnologia - Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface", desenvolvido pelo CEBAL e co-financiado pelo Alentejo 2020.

Esperamos por si!

 

6 de outubro 2023

O CEBAL, em conjunto com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), e o Instituto Politécnico de Beja, convida todos os interessados a participar no seminário “Bioeconomia Circular no Sector Vitivinícola”, que terá lugar no dia 6 de outubro de 2023, pelas 11h00, no Auditório do Parque de Feiras e Exposições, na Feira Patrimónios do Sul, em Beja.

Este é o primeiro seminário de uma série, a acontecer em diferentes locais do Alentejo, focados na disseminação do conhecimento adquirido por várias instituições académicas sobre a valorização dos excedentes agrícolas da produção da uva e subprodutos do sector vitivinícola. E conta com a forte parceria da CVRA, que tem assumido o compromisso de aumentar a sustentabilidade deste sector, com programas e estratégias contínuas de apoio aos empresários, dos quais se destaca os 10 anos do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo.

Esta sessão conta com o patrocínio da Adega Cooperativa da Vidigueira, que fecha o programa com uma prova de vinhos.

A participação é gratuita e destinada a empresas e associações do setor, empreendedores, e a todos os interessados no tema. A sessão requer registo prévio obrigatório através do link https://bit.ly/455lnV5 ou QRCode no programa, e está sujeito à disponibilidade de lugares.

 

 

Esta ação é realizada no âmbito do “Programa de Potenciação de Transferência de Tecnologia – Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface", desenvolvido pelo CEBAL, e financiado pelo Alentejo2020.

 

28 de julho a 8 de setembro 2023

Após um período de dinamização das pausas letivas pelo projeto financiado És(cola)Ciência, o Ciência à La Carte está de volta para dinamizar as férias de Verão 2023.

Este ano vamos estar "abertos para férias" entre os dias 24 julho e 8 de setembro. Será um mês e meio de muitas aventuras científicas para os mais pequenos.
As atividades são direcionadas a crianças entre os 6 e os 14 anos, limitado a 14 participantes por dia, e terá o horário 9h00 - 12h30 14h00 - 17h00 (almoço livre). 

As atividades decorrerão nas instalações do CEBAL (laboratórios e salas), além de poderem também existir algumas atividades no exterior, na cidade de Beja, mas também fora de Beja. Mas daremos informação antecipada das condições da sua realização.


Podem consultar os preços e condições gerais de acesso às atividades de férias aqui.

Podem consultar a planificação diária das atividades científicas "Sabor a..." aqui.

As inscrições estão abertas a partir do dia 30 de Junho (sexta-feira) através do formulário aqui.

Esperamos poder continuar a contar com a sua preferência e com os seus pequenos cientistas.

 

30 de junho 2023

No próximo dia 30 de junho, pelas 10h30, o CEBAL abre as portas à comunidade, mas principalmente às empresas da região, para mostrar o que somos, os trabalhos que desenvolvemos e as tecnologias que temos disponíveis.

Teremos uma visita guiada aos nossos laboratórios, que inclui uma mostra tecnológica, terminando a manhã com um almoço ao ar livre, para um momento descontraído, informal e de networking.


Venha conhecer-nos! Inscreva-se aqui:
 
Esta ação insere-se no projeto WinBio, que junta vários parceiros de regiões de interior, com o objetivo de potenciar uma estratégia de transferência de conhecimento científico e tecnológico para as empresas, contribuindo para o desenvolvimento da bioeconomia circular e sustentável no interior.

 

27 de junho 2023

A próxima sessão do Ciclo de conferências “Coprodutos Agroindustriais & Alimentação Animal - Para uma produção animal circular” terá lugar no dia 27 de junho, em formato de webinar através da plataforma zoom, pelas 11h00.
 
A nossa convidada será a Engenheira Maria Teresa Dentinho, Investigadora no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV – Pólo de Santarém) e o tema da sua apresentação será "SubProMais - Utilização de subprodutos da agroindústria na alimentação animal".

 

Nesta sessão serão apresentados os trabalhos realizados e os resultados obtidos no âmbito do Grupo Operacional SubProMais (https://www.subpromais.pt/), que teve como principal objetivo disponibilizar informação sobre os subprodutos agroindustriais disponíveis na região do Ribatejo e Alentejo, como por exemplo a capota da amêndoa, bagaço de azeitona, a batata-doce, entre outros, de forma a poderem ser integrados nas dietas dos animais dando suporte a opções alimentares mais adequadas e a mais baixo custo.
 
 

Aceda à sessão online aqui.

Veja aqui o resumo da sessão.


Ficamos à sua espera!

Esta é uma iniciativa bimestral promovida pelo CEBAL, em colaboração com o Fórum da Economia Circular do Alentejo (FECA), no âmbito do Programa de Transferência de Tecnologia do CEBAL – Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface, cofinanciado pelo Programa Alentejo 2020.

 

26 de junho 2023

CEBAL, em conjunto com o Instituto Politécnico de Beja, convida todos os interessados a participar no workshop “Mãos na Massa-Mãe”, que terá lugar no dia 26 de junho, pelas 9h30, na Planta Piloto da Escola Superior Agrária do IPBeja.
 
Neste workshop, conduzido pela investigadora Viviani Rocha, será discutido e comprovado pelos próprios participantes os benefícios da tecnologia ancestral de fermentação natural e lenta. São feitos com massa-mãe, uma levedura natural que ajuda a desenvolver um pão mais saboroso e mais digestível.

O seu carácter prático deste workshop vai permitir aos participantes “pôr a mão na massa”.
 

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, através do preenchimento do formulário aqui ou do QRCode no programa.
 

21 de junho 2023

CEBAL, conjuntamente com o Instituto Superior de Agronomia (ISA) e a Câmara Municipal de Odemira, irão realizar o workshop “Quem não Arrisca não Petisca: Fermentação de Vegetais”, no dia 21 de junho de 2023, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal de Odemira.
 
Neste workshop, será abordado o uso da tecnologia de fermentação láctica de vegetais - um tipo de fermentação que é realizado por bactérias que fermentam o leite - para obter produtos alimentares apelativos, nutritivos, saudáveis e de conceito clean label, ou seja produzidos com poucos ingredientes e que não possuem aditivos químicos, como corantes, conservantes, e estabilizantes.
 
Esta tecnologia está a ser desenvolvida no âmbito do projeto FernVegAlgae que pretende promover a circularidade no setor hortofrutícola pelo aproveitamento dos seus subprodutos, mas também pela valorização dos recursos marinhos. Sabia mais sobre este projeto aqui.

Por fim, teremos uma sessão prática em que os participantes irão aprender a preparar um fermentado à base de couve.
 

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, através do preenchimento do formulário aqui ou do QRCode no programa.
 

17 de junho 2023

O CEBAL, conjuntamente com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo (DRAP Alentejo), a Universidade do Algarve (UAlg) e o Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (ABC-RI), irão realizar o workshop “Dieta Mediterrânica – uma tendência sustentável”, inserido nas comemorações do 6º aniversário da Classificação de Castro Verde como Reserva Mundial da Biosfera.

O workshop decorrerá no dia 17 de junho de 2023, pelas 10h00, com início no Posto de Turismo de Castro Verde e que se estende ao mercado da Vila, numa abordagem itinerante e de proximidade com os consumidores e produtores, como objetivo de promover os conceitos e práticas da Dieta Mediterrânica.

 

 
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, através do preenchimento do formulário aqui ou do QRCode no programa.

 

24 de maio 2023

CEBAL, em conjunto com a ANPOC - Associação Nacional de Produtores de Cereais e Instituto Politécnico de Beja, convida todos os interessados a participar no workshop “Tudo farinha do mesmo saco?”, que terá lugar no dia 24 de maio, pelas 10h00, no Auditório da Escola Superior Agrária - Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).

Neste workshop teremos a apresentação do processo de criação e desenvolvimento da marca “Cereais do Alentejo”(https://www.anpoc.pt/cereais-do-alentejo/); serão abordados os diferentes tipos de cereais e os seus usos, num contexto do controlo de qualidade; e por fim teremos uma sessão de prática de avaliação da qualidade dos cereais e farinhas, em contexto laboratorial.

 

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, através do preenchimento do formulário aqui ou do QRCode no programa.

 

16 de maio 2023

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) convida-o para o webinar “Bioeconomia e inovação no desenvolvimento de produtos para a indústria cosmética e farmacêutica”, a realizar no dia 16 de maio de 2023, pelas 14H30, através da plataforma Zoom.
 
Este Webinar pretende promover a discussão em torno do desenvolvimento de novos produtos cosméticos e farmacêuticos inovadores tendo por base recursos renováveis de base biológica (esteva, o cardo, a bolota do carvalho, sobreiro, azinheira e outras plantas medicinais), altamente disponíveis na região mediterrânea. Estarão presentes vários oradores que partilharão o seu conhecimento e experiências no desenvolvimento de aplicações farmacêuticas e cosméticas tendo por base a bioeconomia.

 

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, através do preenchimento do formulário aqui ou do QRCode no programa até dia 15 de maio.

 

27 de abril a 1 de maio 2023

Na próxima semana, de 27 de abril a 1 de maio, o CEBAL terá várias iniciativas a decorrer no âmbito da sua participação na 39ª edição da Ovibeja, com o tema "Comunicar Um Grande Desafio para Agricultura".
 
A nossa programação irá oferecer um conjunto de eventos de transferência de conhecimento científico e tecnológico, tais como: seminários, conferências, sessões práticas, showcooking e provas. Para além disso, ao longo dos 5 dias da feira, entre as 11h00 e as 20h00, abriremos as portas do nosso stand, localizado no pavilhão institucional.
 
Iremos também estar presentes com o Ciência à La Carte - Cientistas de palmo e meio e o projeto És(Cola)Ciência no Pavilhão Central (nº8) com várias atividades no âmbito da Feira de Ciência e Tecnologia, em parceria com a CIMBAL.

Consulte o programa completo na imagem abaixo.
 
27 de abril | 11H30
Seminário - Valorização de Subprodutos da produção de Amêndoa -  Inscreva-se aqui
Veja aqui o programa.
 
27 de abril | 16H00
Roadshow Tecnológico de Valorização Integrada do Cardo - O Cardo na valorização dos queijos DOP 
Veja aqui o programa.
 
27 de abril | 17H00
SORO DE LEITE - GRANDES OPORTUNIDADES. Da Realidade do Setor do Queijo à Valorização Económica do Subproduto Soro.
Veja aqui o programa.
 
29 de abril | 12H00
Showcooking - Os frutos Secos na Nossa Alimentação 
Veja aqui o programa.
 
29 de abril | 14H30
Conferência - Ciência a Comunicar para os setores Agrícola e Agroalimentar
Veja aqui o programa.

1 de maio | 11H00
Seminário - O Papel da Biorrefinaria num Alentejo em Mudança - Inscreva-se aqui.
Veja aqui o programa
 

20 de abril 2023

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) convida-o para o webinar  “Tradição e inovação nos produtos alimentares dos ovinos e caprinos”, a realizar no dia 20 de abril de 2023, pelas 14H30, através da plataforma Zoom.

Este Webinar pretende promover a discussão sobre as tradições de consumo dos produtos com origem nos ovinos e caprinos e as oportunidades de inovação nestes produtos (carne, leite e derivados).
 

 

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, através do preenchimento do formulário: https://forms.gle/ZSHMFrCjqSkGzbfeA ou do QRCode no programa até dia 19 de abril.

 

3 de abril 2023

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (FMV-UL) promovem no próximo dia 3 de abril de 2023, pelas 9H15, no Auditório da Estação Zootécnica Nacional, em Santarém, o seminário “Melhoria da Qualidade dos Produtos dos Ruminantes - Investigação portuguesa sobre o metabolismo lipídico em ruminantes”.

Este seminário apresentará a Investigação Portuguesa sobre metabolismo de gorduras em ruminantes (ovinos, bovinos e caprinos) que visa o desenvolvimento de estratégias alimentares com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos dos ruminantes (carne, leite e derivados).
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, através do preenchimento do formulário aqui ou do QRCode no programa até dia 29 de março.

 

30 de março 2023

O CEBAL, em conjunto com o IPBeja está a organizar o workshop “Haja Pão e Inovação”, que terá lugar no dia 30 de março, pelas 14h30, no Auditório da Escola Superior Agrária de Beja - IPBeja.
 
Este é o terceiro workshop de uma série, a acontecer em diferentes locais do Alentejo, focados na disseminação de inovação e conhecimento no setor da panificação, destinado às empresas e associações do setor, empreendedores, e público em geral. Neste workshop, conduzido por Olga Amaral (IPBeja), será apresentado e dado a provar um pão com maior teor em amido resistente com propriedades benéficas para a saúde dos consumidores.
 
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, através do preenchimento do formulário aqui ou do QRCode no programa.
 
Esperamos por si.

 

28 de março de 2023

A próxima sessão do Ciclo de conferências “Coprodutos Agroindustriais & Alimentação Animal - Para uma produção animal circular” terá lugar no dia 28 de março, em formato de webinar através da plataforma zoom, pelas 14h30.

O orador convidado será o Doutor Miguel Rodrigues, Professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que apresentará o tema "Valorização nutricional de subprodutos na alimentação de herbívoros - Aplicação de tratamentos biológicos."
 
 
Nesta sessão será abordada a valorização nutricional de subprodutos agroalimentares através de tratamentos biológicos, ou seja que recorrem a microrganismos, neste caso fungos, para a alimentação de animais como o coelho. Muitos dos subprodutos agroindustriais são considerados de baixo valor nutritivo, o que pode condicionar a sua utilização na alimentação animal. Mas animais herbívoros como o coelho conseguem aproveitar mais eficientemente os alimentos pelas suas características gastrointestinais. Combinando esta capacidade com os tratamentos biológicos, a disponibilidade nutritiva dos subprodutos pode ser aumentada e constituir uma boa alternativa alimentar.
 

A conferência destina-se a investigadores, produtores ou outros agentes ligados à nutrição, produção animal e agroindústria, bem como a todos os interessados no tema.

Aceda à sessão online aqui.

Veja aqui o resumo da sessão.
 
Ficamos à sua espera!

Esta é uma iniciativa bimestral promovida pelo CEBAL, em colaboração com o Fórum da Economia Circular do Alentejo (FECA), no âmbito do Programa de Transferência de Tecnologia do CEBAL – Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface, cofinanciado pelo Programa Alentejo 2020.

 

23 de março de 2023

O CEBAL organiza no próximo dia 23 de março, no Auditório dos Serviços Comuns do IPBeja, o II Simpósio Nacional de Valorização do Cardo - Seminário de Encerramento do Projeto MedCynaraBioTeC.

O Instituto Politécnico de Beja, a Universidade de Évora a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa são entidades parceiras do Projeto MedCynaraBioTeC – “Seleção de genótipos de Cynara cardunculus para novas aplicações biotecnológicas: potenciar a cadeia de valor do cardo, uma cultura mediterrânica bem adaptada”, cofinanciado pelo Alentejo2020.
 
 
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias através de https://forms.gle/ubVRnwVihFsQ8TUt9 ou pelo email This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. até ao dia 22 de março de 2023.

Pode consultar o programa aquiPode consultar o programa aqui
 
Esperamos pela sua participação!

 

14 de março de 2023

No próximo dia 14 de março, pelas 14H30, terá lugar o webinar "Bioeconomia e Inovação no desenvolvimento de produtos alimentares" através da plataforma Zoom.  Este Webinar, promovido pelo CEBAL, pretende promover a discussão em torno do desenvolvimento de novos produtos alimentares tendo por base recursos renováveis de base biológica, ou seja, recursos da terra e do mar - como culturas agrícolas, florestas e animais - altamente disponíveis na região Mediterrânica.

A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória através do formulário http://bit.ly/41mf4vB ou no QRCode que se encontra no programa até ao dia 13 de março.

Venha conhecer os recursos que estão a ser utilizados para o desenvolvimento de produtos alimentares inovadores!

 

10 de março de 2023

Um dia com..

CEBAL irá organizar no próximo dia 10 de março mais uma sessão da iniciativa “UM DIA COM...” em formato de webinar através da plataforma zoom, tendo como convidado “Joana Bernardo”, Diretora técnico-científica do CoLAB BIOREF, que irá apresentar a palestra intitulada: “Inovação e Investigação em biorrefinarias: O CoLAB BIOREF”. A palestra terá início às 11.30h, através da Sala virtual

 


Aceda à sala virtual aqui ou pelo QR code na imagem.

Veja aqui o resumo da palestra.

Contamos com a sua presença.

 

8 de março de 2023

Workshop "Haja Pão e Inovação"

O CEBAL, em conjunto com o IPBeja e a Câmara Municipal de Almodôvar, convida todos os interessados a participar no workshop “Haja Pão e Inovação”, que terá lugar no dia 8 de março, pelas 14h30, no Auditório do Fórum Cultural de Almodôvar no Convento da Nossa Senhora da Conceição.
Este é o primeiro workshop de uma série, a acontecer em diferentes locais do Alentejo,focados na disseminação de inovação e conhecimento no setor da panificação, destinado às empresas e associações do setor, empreendedores, e público em geral. Neste workshop, conduzido por Olga Amaral (IPBeja), será apresentado e dado a provar um pão com maior teor em amido resistente com propriedades benéficas para a saúde dos consumidores.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, através do preenchimento do formulário: https://forms.gle/w3sjhNxKsDRVZdPPA ou do QRCode no programa até ao dia 7 de março de 2023.

Esperamos por si.

 

2 de fevereiro de 2023

Um dia com..

O CEBAL irá organizar no próximo dia 2 de fevereiro mais uma sessão da iniciativa “UM DIA COM...” em formato de webinar através da plataforma zoom, tendo como convidado “Diogo Guerra”, ilustrador médico, que irá apresentar a palestra intitulada: “Para além do Gráfico de Barras: Dez dicas para criar Gráficos Científicos”. A palestra terá início às 11.30h, através da Sala virtual.

 
 

 

Aceda à sala virtual aqui ou pelo QR code na imagem.

Veja aqui o resumo da palestra.

Contamos com a sua presença


25 de janeiro 2023
 
O CEBAL volta a organizar o Ciclo de Conferências "Coprodutos Agroindustriais & Alimentação Animal - Para uma produção circular" que decorrerá dia 25 de janeiro (quarta-feira), pelas 14h30, via zoom. Francisca Manarte, gestora da exploração agrícola da Best Farmer, do Grupo Jerónimo Martins, será a convidada e abordará o tema"Utilização de subprodutos em alimentação de bovinos de carne". Aceda à sala virtual aqui ou pelo QR code na imagem.
 
 
 
Veja aqui o resumo da sessão.

Contamos com a sua presença!

Esta é uma iniciativa bimestral promovida pelo CEBAL, em colaboração com o Fórum da Economia Circular do Alentejo (FECA), no âmbito do Programa de Transferência de Tecnologia do CEBAL – Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface, cofinanciado pelo Programa Alentejo 2020.

 

9 de janeiro de 2023

Um dia com..

O CEBAL irá organizar no próximo dia 9 de janeiro mais uma sessão da iniciativa “UM DIA COM...” em formato de webinar  através da plataforma zoom, tendo como convidado “Rui Alves”, Professor da Universidade de Lleida, Espanha, que irá apresentar a palestra intitulada “Voando das moléculas aos ecossistemas, nas asas da matemática.

A palestra terá início às 14.30h, através da Sala virtual



Aceda à sala virtual aqui ou pelo QR code na imagem. 

Veja aqui o resumo da palestra.

Contamos com a sua presença.

 

21 a 29 de Novembro 2022

Portugal comemora mais uma Semana da Ciência e da Tecnologia, como objetivo de aproximar a Ciência da Sociedade, promovendo a cultura científica e tecnológica em Portugal.  Neste sentido, o CEBAL tem vindo a assinalar as comemorações desta Semana ao longo dos anos, com várias iniciativas que pretendem divulgar a ciência que se faz no coração do Alentejo.

Junte-se a nós e explore connosco o fascinante mundo da ciência e da tecnologia.


Dias 21-24 NOV

Ciência à la carte no pré-escolar (freguesias de Ferreira do Alentejo)

Dia 24 NOV 

Webinar "Um Dia Com...Miguel Teixeira" - “Colab4Food – Laboratório Colaborativo para a Inovação da Indústria Agroalimentar". A palestra terá início às 11.30h, através da Sala virtual. Mais informações aqui.

Dia 29 NOV

Webinar "Produção de Ingredientes para Rações por fermentação em substrato sólido: aplicação na aquacultura". A palestra terá inicio às 11h00, através da Sala virtual. Mas informações aqui.

A Semana da Ciência e da Tecnologia é uma iniciativa anual promovida pela Ciência Viva, sendo os eventos organizados por instituições científicas, universidades, escolas, museus e centros de ciência, de todo o país. A 24 de novembro assinala-se o Dia Nacional da Cultura Científica

 

24 de Novembro 2022

Um dia com...

O CEBAL irá organizar no próximo dia 24 de Novembro mais uma sessão da iniciativa “UM DIA COM...” em formato de webinar através da plataforma zoom, que se integra na Semana da Ciência e Tecnologia, tendo como convidado Miguel Teixeira, Diretor Científico e Executivo do Colab4Food que irá apresentar a palestra intitulada “Colab4Food – Laboratório Colaborativo para a Inovação da Indústria Agroalimentar”. A palestra terá início às 11.30h, através da Sala Virtual



Aceda à sala virtual aqui ou pelo QR code na imagem.

Veja aqui o resumo da palestra.

Contamos com a sua presença.

 

30 de setembro a 2 de outubro 2022

Entre 30 de Setembro a 2 de Outubro, o CEBAL participa em mais uma edição da feira ‘Patrimónios do Sul’, promovida pelo Município de Beja, que visa a promoção da identidade do território do sul do país ao nível económico, cultural e turístico. O CEBAL estará presente com o seu stand institucional e irá promover várias iniciativas de transferência de conhecimento e tecnologia, com a realização de vários workshops, seminários, palestras e conversas nas várias áreas de investigação do CEBAL, nomeadamente na valorização de recursos endógenos vegetais e animais, subprodutos e resíduos relacionados com a produção agrícola e agroalimentar do Alentejo.

30 Setembro

9h30 –11h | Workshop de Valorização da Semente de Cynara cardunculus – da Mecanização à Aplicação

Centro Experimental do IPBeja | Veja o programa detalhado aqui

11h –11h30 | Sessão Valorização de Resíduos de Biomassa da Produção Agrícola do Alentejo

Stand CEBAL

11h30 –13h | Seminário Do Diagnóstico Clínico da Peeira à Bioinformática: Desafios e Oportunidades

Auditório do Parque de Feiras e Exposições | Veja o programa detalhado aqui

14h –16h30 | Seminário Valorização de Espécies Vegetais Endógenas na Alimentação Animal:

Exemplo da Esteva

Auditório do Parque de Feiras e Exposições | Veja o programa detalhado aqui

17h30 –18h | Sessão Valorização de Subprodutos da Vinha e do Vinho

Stand CEBAL

1 Outubro

11h30 –13h | Seminário Cultura da Amendoeira – Estado da Arte em Portugal

Auditório do Parque de Feiras e Exposições | Veja o programa detalhado aqui

11h30 –12h | Sessão Valorização de Subprodutos do Olival e do Azeite

Stand CEBAL

15h –17h | Sessão Soro Residual de Queijarias – Um Coproduto com Oportunidade de Valor

Sessão enquadrada no projeto LactoMTec e no Ciclo de Conferências “Coprodutos Agroindustriais & Alimentação Animal – Para uma alimentação animal circular”

Stand CEBAL | Veja o programa detalhado aqui

2 Outubro

11h30 –13h | Sessão Valorização de Subprodutos derivados dos Frutos Secos

Stand CEBAL

 

O Ciência à la Carte estará também presente no espaço Beja Educa com várias atividades lúdico-científicas para aguçar a curiosidade dos mais pequenos e com o objetivo de promover a cultura e a literacia científica em miúdos e graúdos! Estaremos presentes todos os dias da feira entre as 10h-13 e as 14h-20h, na sexta-feira, e entre as 14h-20h, nó sábado e domingo.

Visite o nosso stand e venha conhecer o nosso trabalho