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A que sabem as tuas férias?
Ciência à la carte tem como objetivo permitir que as crianças estabeleçam uma interação próxima com a ciência durante as suas férias escolares de forma simples e divertida, adquirindo conceitos e conhecimentos básicos em diferentes áreas, desde a Física à Biologia, passando pela Química, Microbiologia e Botânica, ocupando assim os seus tempos livres.
As atividades “Ciência à lá Carte” estão pensadas para crianças dos 6 aos 12 anos de idade. As atividades estão agrupadas por “sabores” (área científica). Cada atividade tem uma duração estimada de 3 horas e serão desenvolvidos por investigadores do CEBAL, sendo realizadas no máximo 2 atividades por dia. O horario das atividades é das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.
Vejam aqui as condições de participação.
Caso necessite de mais esclarecimentos não hesite em contactar-nos!
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Sabor a Sobreiro
Atividade | Objetivo |
Do montado à cortiça | Conhecer um dos ecossistemas de maior relevância e de suporte económico para o Alentejo. Durante esta atividade será explicado como é constituído o ecossistema do montado, a sua importância e como o conservar. |
DNA, o código secreto das plantas |
Extrair e ver o DNA de uma planta, permitindo assim abordar o mundo da genética de uma forma simples. Será também explicado o código genético e qual a importância do conhecimento da sequência de DNA nos estudos científicos. |
De onde vêm as rolhas? |
Perceber de onde vêm e como são feitas as rolhas das garrafas. Durante a atividade vão poder analisar amostras de cortiça, compreender as suas propriedades, saber como é feita a avaliação da qualidade da cortiça e todo o processamento necessário até obtermos uma rolha. |







Sabor a Ecologia
Atividade | Objetivo |
A vida da fruta | Demonstrar a importância da fruta na nossa alimentação, a vida da fruta, a degradação da fruta ao longo do tempo e alguns mecanismos para aumentar o seu tempo de vida. Neste módulo serão apresentados alguns mecanismos para aumentar o tempo de vida da fruta, nomeadamente, desidratação e liofilização de frutos, e preparação e aplicação de revestimentos comestíveis. Podem ser introduzidos aditivos escolhidos pelos participantes nos revestimentos comestíveis, como por exemplo, óleos alimentares, mel e cera de abelha |
A água: um bem essencial |
Esta atividade tem como objetivo demostrar a importância de um bem essencial e escasso – a água – de uma forma divertida e dinâmica. Desta forma, serão apresentados os seguintes temas: a importância da água na nossa vida, o ciclo da água e a “fábrica” para tratar a água. Aqui serão introduzidas as seguintes atividades práticas: tratamento de água por filtração e um relógio de água. |
A Terra: a casa de todos nós |
Aumentar a consciencialização dos participantes para a necessidade de proteção do nosso planeta. Neste módulo será apresentada a importância dos diferentes componentes do planeta Terra: água, ar, solo, luz, animais, plantas, etc. Além disso, os participantes estarão em contato com a política dos 3R´s (reduzir, reutilizar e reciclar), construindo brinquedos/imagens/acessórios a partir de resíduos de forma a reutilizar/reciclar os materiais e reduzir a quantidade de resíduos produzidos no nosso planeta |







Sabor a Biologia
Atividade | Objetivo |
Os ossos estão vivos | Explicar, de uma forma simples e divertida, de que são feitos os ossos, como tratar “bem” dos nossos ossos, o que são próteses, permitindo expandir o conhecimento dos participantes relativamente ao corpo humano assim como a disciplinas como engenharia biomédica |
Açúcar ou sumo? | Demonstrar aos participantes a quantidade de açúcar contida nos sumos, através da sua quantificação. Pretende-se também alertar para os malefícios associados ao seu consumo em excesso, nomeadamente a nível fisiológico |







Sabor a Física
Atividade | Objetivo |
Um mundo de luz e cores |
Explicar aos participantes quais são os constituintes da luz. Nesta atividade, vai também ser demonstrado o que acontece quando se misturam as cores primárias para dar origem às cores secundárias. |
Viagem a lua | Explicar de uma forma simples as Leis de Newton (Princípio da Inércia, Principio fundamental da dinâmica e Principio da ação-reação) através da construção de um foguetão, explicando como são possíveis as viagens espaciais. |
O mundo ao contrario |
Explicar como funcionam os nossos olhos (visão-formação de imagem) assim como de uma máquina fotográfica. |







Sabor a Química
Atividade | Objetivo |
Fogo de artificio molhado | Esta atividade pretende explicar, através da simulação de fogo-de-artifício num frasco de água, de uma maneira simples a razão pela qual a água e o óleo nunca se misturam, ou seja, são imiscíveis. |
Jardim químico | E se, de repente, com base apenas nas leis da química conseguíssemos construir um jardim, em que em vez de plantas, tivéssemos cristais de diferentes cores? O objetivo desta atividade passa por abordar diversos aspetos químicos envolvidos na formação de cristais (processo de cristalização) assim como abordar o processo pelo qual se formam as estalactites e as estalagmites que são observadas nas grutas |
Um vulcão |
Vulcão é uma estrutura geológica de formato cónico e montanhoso criado quando o magma, gases e partículas quentes (como cinzas) escapam para a superfície terrestre. Esta atividade pretende simular numa sala de aula um vulcão em erupção, dando a conhecer de uma forma interativa as suas principais características, tendo por base uma simples mistura química de um ácido com uma base. |
Um geyser na sala |
Nesta atividade é proposto construi um geyser, permitindo explicar aos participantes o que é afinal um geyser, esse espetáculo maravilhoso da natureza, assim como abordar a questão dos gases da atmosfera e o conceito de pressão |







Sabor a Microbiologia
Atividade | Objetivo |
Microorganismos cozinheiros | Com esta atividade pretende-se dar exemplos de vários microrganismos que são alimentos (como os cogumelos) e demonstrar outros que são os “cozinheiros” por detrás de alimentos tão conhecidos como o pão ou o iogurte. Neste módulo, será também explicado que na cozinha há muita ciência! |







Sabor a Botânica
Atividade | Objetivo |
O que comen as plantas? | Demonstrar o funcionamento do caule, da raiz e das folhas de uma planta |
Que árvore é esta? | Aprender a identificar árvores através das características das suas folhas, ciência que tem pelo nome dendrologia |
Plantas à pressão | O que é um herbário e para que serve? Fazer um herbário é uma prática muito antiga, que remonta ao século XVI, que permite preservar as plantas para futuras observações. Nesta atividade vamos aprender a fazer um herbário |
Plantas que são remédio |
Esta atividade pretende dar a conhecer algumas das plantas plantas aromáticas e medicinais. Iremos identificar algumas das espécies mais importantes e referir as suas utilizações. Como exemplo da sua utilização, com estas plantas vamos fazer velas aromáticas, sabonetes e/ou cremes. |







Condições de participação
Para além do espaço físico, é necessário fornecer:
- Mesas e cadeiras;
- Acesso a um ponto de eletricidade;
- Acesso a um ponto de água.
Número mínimo: 4 participantes por atividade
Número máximo: 30 participantes por atividade







Contacto
Telefone: +351 284 314399 (Ext. 01107)