CEBAL - SOBRE NÓS

Sobre nós

Imprimir

 

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) é uma unidade de investigação e desenvolvimento privada, sem fins lucrativos, sediada na cidade de Beja. O CEBAL desenvolve a sua actividade em estreita ligação com o tecido económico local, levando em consideração as características e o potencial da região em que se insere.

A agricultura no Baixo Alentejo, nas suas várias vertentes, contribui com 14% para o PIB Nacional e nesse sentido, a actividade do CEBAL está estruturada de forma a desenvolver investigação prioritariamente aplicada, procurando identificar questões com impacto potencial para a economia da região e propor soluções biotecnológicas que permitam a resolução de problemas, a optimização da produção ou a certificação de produtos.

A actividade do centro está, também, direccionada para identificação e o desenvolvimento de novas oportunidades que possam ser aplicáveis à região nomeadamente nas áreas da produção vegetal, na produção animal, no processamento e melhoria dos produtos agrícolas e alimentares, na implementação de processos que permitam a obtenção de valor acrescentado a partir de sub-produtos e resíduos e na pesquisa de formas de valorização de matérias-primas tradicionais.

  

O CEBAL conta com a colaboração de 11 investigadores doutorados. Com idades compreendidas entre os 28 e os 40 anos, formam uma equipa pluridisciplinar que cobre os domínios das Ciências da Saúde, Engenharia Alimentar, Engenharia Química, Biologia e Bioquímica. No global, têm mais de 50 artigos publicados em revistas científicas internacionais incluídas no SCI, cerca de um centena de comunicações a congressos técnico-científicos e duas patentes, uma nacional e outra internacional.

Os investigadores do CEBAL estão dispersos por 5 grupos de investigação científica:

Genómica Agronómica

Compostos Bioativos

Valorização de Agro-Alimentos

Engenharia de Processos

Genómica Animal e Bioinformática

Copyright 2013 | CEBAL | Contactos