Título: Modelos de sustentabilidade integral e resiliência da dehesa-montado face as ameaças climáticas / Modelos de sostenibilidad integral y resiliencia de la dehesa-montado frente a las amenazas climáticas
REF: 0086_SOS_PRODEHESAMONTADO_4_E
Início: 01/09/2023
Fim: 31/2/2026
Ficha técnica do projeto: Disponível aqui
Site do projecto: https://sosprodehesamontado.eu/
Resumo:
A dehesa-montado (30% da superfície da Extremadura e do Alentejo) é um habitat e sistema produtivo que gera emprego no meio rural, fixa população e é fonte de diversos serviços ecossistêmicos e de uma alta biodiversidade. A grande extensão que ocupa e as suas características intrínsecas conferem-lhe um grande potencial na prevenção de riscos que afetarão de forma crescente o território transfronteiriço (incêndios, inundações ou desertificação), além de cumprir uma importante função de mitigação pela sua capacidade de captura de carbono.
As alterações climáticas ameaçam a sobrevivência deste sistema, agravando a sua falta de regeneração, as doenças das árvores e dos animais, a degradação dos seus solos e pastagens, bem como a crise das atividades produtivas e do tecido social que o mantêm. Neste contexto, o SOS_PRODEHESAMONTADO propõe como objetivo global: Implementar e disseminar ações que contribuam para a restauração, adaptação às mudanças climáticas e valorização da dehesa-montado, como uma via para sua preservação e sua resiliência econômica e ambiental, e para a criação de resiliência territorial.
O SOS_PRODEHESAMONTADO propõe soluções para os fatores-chave da resiliência do sistema: a baixa taxa de sucesso na regeneração das árvores e suas doenças, a degradação dos solos e pastagens, as dificuldades normativas que bloqueiam a sua adaptação, o escasso reconhecimento e compensação pelos benefícios ambientais prestados, as dificuldades de uma gestão adaptativa por questões relacionadas com a propriedade, a escassa renovação geracional, a baixa capacitação ou a escassa comunicação entre os atores-chave.
Para tal, propõe uma série de ações estruturadas em 3 blocos de atividade: 1. Medidas para a melhoria da gestão, adaptação e resiliência da dehesa-montado; 2. Valorização socioeconômica e ambiental para a resiliência da dehesa-montado; 3. Profissionalização do gestor da dehesa-montado.
A dehesa e o montado fazem parte de um mesmo sistema. A sua extensão, a necessidade de uma resposta urgente e a escassez de recursos existentes para essa resposta exigem uma ação concertada de ambos os lados da fronteira. O projeto adota uma abordagem inovadora, ao entender a dehesa-montado como elemento-chave na mitigação e prevenção de riscos na zona transfronteiriça, e ao oferecer soluções inovadoras concretas para a regeneração do sistema e sua exploração sustentável.
Entidade coordenadora:
Entidades colaboradoras:
|
||
|
Entidades colaboradoras (sem financiamento):
Coordenador: José Luis del Pozo Barron (Junta de Extremadura) -
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Investigador responsável CEBAL: Liliana Marum - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.