Imprimir
 

 

 

 

| Células de cancro da mama triplo negativo e células epiteliais de mama reprogramam de forma diferente o metabolismo da glucose e lipídico após o tratamento com ácidos triterpénicos |

O estudo consiste na análise metabólica de células de cancro da mama triplo negativo, e células epiteliais de mama, em resposta a dois compostos bioativos: o ácido betulínico e o ácido ursólico, abundantemente presentes na casca do eucalipto.

OS RESULTADOS OBTIDOS

Os resultados demostram que o metaboloma das células de cancro da mama triplo negativo é marcadamente alterado pela exposição ao ácido betulínico, enquanto os efeitos do ácido ursólico foram menos acentuados. Comparativamente nas células epiteliais (não tumorais) ambos os ácidos triterpénicos apresentam potencial de reprogramar intensamente o metabolismo celular.

ONDE SE APLICA

Os resultados fornecem novas pistas relativamente ao modo de ação de dois ácidos triterpénicos, presentes em diferentes matrizes vegetais, em particular na casca de eucalipto. A bioatividade descrita abre novas perspetivas de investigação, sustentando a compreensão aprofundada, para o desenvolvimento na área da terapia anticancro.

AUTORES

Ângela R. Guerraa,b Ana F. Paulinob, Maria M. Castrob, Helena Oliveirac, Maria F. Duarteb,d* e Iola F. Duartea

a CICECO – Aveiro Institute of Materials, Universidade de Aveiro, 3810-193 Aveiro, Portugal

b Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL)/Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), 7801-908 Beja, Portugal

c CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Universidade de Aveiro, 3810-193 Aveiro, Portugal

d MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, CEBAL, 7801-908 Beja, Portugal

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Consulte o artigo completo aquí
 


 

Cancro de mama triplo negativo

O subtipo mais agressivo dos tumores malignos de mama, que não responde às terapias hormonais habituais.

Ácido betulínico e ácido ursólico

Dois compostos bioativos pertencentes à classe química dos ácidos triterpénicos. Abundantemente presentes em diferentes biomassas e subprodutos, nomeadamente na casca do eucalipto, têm atraído interesse devido às propriedades farmacológicas e nutracêuticas já identificadas.

Metaboloma

Conjunto de metabolitos (aminoácidos, ácidos nucleicos, ácidos gordos, aminas, açúcares, vitaminas, etc.) que são os produtos finais dos processos celulares e que têm várias funções, nomeadamente, função energética, estrutural, sinalização, ou defesa.

 


 

 

Trabalho desenvolvido com o apoio da FCT, do FEDER através do COMPETE, POCI e PORL, nomeadamente, CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro (UIDB/50011/2020 e UIDP/50011/2020), CESAM (UIDP/50017/2020 e UIDB/50017/2020) e MED-Instituto Mediterrâneo do Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (UIDB/05183/2020); projeto NEucBark — Novas estratégias de valorização de Eucalyptus spp e Rede Nacional de RMN (PTNMR). A FCT financiou ainda os autores A.G. (Bolsa Doutoramento - FCT SFRH/BD/98635/2013) H.O e I.F. (‘Estímulo ao Emprego Científico’ - CEECIND/04050/2017 e CEECIND/02387/2018, respetivamente).

 

 

Cofinanciado por:

 

 

Copyright 2013 | CEBAL | Contactos