Ficha ValRuMeat

Imprimir


 

 

 

 

 

Designação do projeto | ValRuMeat - Valorização da carne de rumiantes em sistemas intensivos de produção

Código do projeto | ALT20-03-0145-FEDER-000040

Objetivo principal | Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção | Alentejo

Entidade beneficiária | Instituto Nacional de Investigação Agraria e Veterinária - INIAV, IP; Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo - CEBAL; 

Data da aprovação | 05-04-2016

Data de início01-07-2016

Data de conclusão01-07-2019

Custo total elegível | 307 308,00 EUR

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER - 261 212,00 EUR

Apoio financeiro público nacional/regional | 46 096,00 EUR

Objetivos, atividades e resultados esperados

A importância da carne na dieta humana deve-se essencialmente ao seu elevado teor em proteína de alto valor biológico. No entanto os outros componentes presentes na carne também influenciam as suas características químicas, físicas e sensoriais.

A fração da gordura é um importante fator de qualidade, cujos efeitos dependem não só da sua quantidade, mas também da sua composição. No que se refere aos efeitos da carne na saúde dos consumidores a gordura tem um papel essencial, resultante do equilíbrio entre os ácidos gordos que a compõem. Assim, as técnicas de produção de carne das diversas espécies pecuárias devem considerar a melhoria da qualidade nutricional da gordura, promovendo a deposição dos ácidos gordos que comprovadamente são benéficos para a saúde humana, que incluem o CLA e os ácidos gordos da série n-3, ou outros com fortes possibilidades de o ser.

No caso dos ruminantes o valor nutricional da gordura da carne é favorecido pela utilização de dietas baseadas em forragens verdes ou conservadas. No entanto, a intensificação dos sistemas de produção e também a qualidade dos produtos implicam a introdução, em maior ou menos grau, de alimentos concentrados, nomeadamente nas fases em que as exigências dos animais são maiores. Nestas condições altera-se o ambiente ruminal e fica comprometida a síntese e a deposição na carne de alguns ácidos gordos com efeitos benéficos para a saúde. Admite-se que este efeito esteja ligado à elevada concentração de amido na dieta e consequentemente no rúmen. Assim, este projeto tem como objetivo estudar dietas alternativas com baixo teor em amido ou em que este se apresente com uma degradabilidade reduzida, na tentativa de conciliar a elevada produtividade com a obtenção de produtos com valor nutricional mais elevado.

Com este projeto pretendemos testar o efeito de duas estratégias nutricionais na valorização da carne de ruminantes.

Pretende-se estimular a biossíntese e deposição de ácidos gordos cujos efeitos na saúde humana são comprovadamente benéficos ou que têm fortes possibilidades de o ser, onde se incluem os ácidos gordos polinsaturados e os ácidos vacénico e ruménico. A suplementação com lípidos permite alcançar estes objetivos com dietas com elevada incorporação de forragens, mas tem-se mostrado ineficaz quando utilizada com dietas de elevada concentração energética, ricas em cereais.

Este projeto pretende testar estratégias nutricionais em ovinos e bovinos alimentados com dietas de elevada concentração energética, que permitam promover a deposição dos ácidos gordos bioativos com impacto positivo na saúde dos consumidores. As hipóteses que serão testadas colocadas envolvem o recurso ao tratamento dos cereais com ácido tânico com o objetivo de reduzir a degradabilidade do amido no rúmen, ou a forte redução do teor em amido nas dietas, substituindo os cereais por polpa de citrinos desidratada ou outras matérias-primas com elevado baixo teor em amido.

Neste contexto propomos a realização de um conjunto de ensaios com objetivos específicos. As primeiras fases serão desenvolvidas em animais de laboratório e pretendem fazer uma primeira avaliação da eficácia dos tratamentos e dos níveis a utilizar em dois ensaios produtivos.

Globalmente, os objetivos que prevemos alcançar são os seguintes:

  1. Avaliação do efeito do tratamento dos cereais com ácido tânico na degradabilidade do amido no rumen e na digestibilidade intestinal (Tarefa 1)
  2. Avaliação do efeito da substituição parcial ou total dos cereais por polpa de citrinos desidratada ou por cereais tratados com ácido tânico nos parâmetros de fermentação ruminais e na composição dos ácidos gordos de cadeia longa no rumen (Tarefa 2)
  3. Baseados nos resultados das Tarefas 1 e 2 serão estabelecidas as dietas experimentais para utilizar num ensaio produtivo com borregos em crescimento (Tarefa 3)
  4. Baseados nos resultados da Tarefa 2 serão estabelecidas as dietas para utilizar num ensaio produtivo com vitelos em fase de crescimento e engorda. Neste caso só se considerará a substituição dos cereais pela polpa desidratada de citrinos (Tarefa 4)
  5. Obter novos conhecimentos sobre o metabolismo ruminal e os factores que o condicionam

Copyright 2013 | CEBAL | Contactos