CEBAL - Ciência a la carte - Informação geral

Ciência a la carte - Informação geral

Imprimir

Missão e Objetivo

O projeto “Ciência à la Carte” é desenvolvido pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) e surge como resposta à comunidade, no sentido de promover a literacia científica das crianças, enquadrado numa política de divulgação de ciência da instituição. Pretende-se promover a educação em ciências de base experimental e, simultaneamente, proporcionar uma interação com a ciência de forma simples e divertida, desmistificando conceitos, e impulsionando novas aprendizagens.

As atividades científicas foram desenvolvidas, para crianças a partir dos 5-6 anos, podendo ser adaptadas a outras faixas etárias, desde o ensino pré-escolar até ao 12º ano de escolaridade. As atividades “Ciência à la Carte” estão estruturadas para a realização de experiências que encontram paralelismo em situações do quotidiano, estimulando a curiosidade da criança e incentivando à experimentação e aplicação do método científico, ao mesmo tempo que conhecimentos básicos em diferentes áreas, desde a Física à Biologia, passando pela Química, Microbiologia e Botânica, são transmitidos e consolidados numa base experimental.

Modo de Funcionamento

As atividades encontram-se organizadas por “sabores” (área científica), com duração estimada de 3 horas, sendo desenvolvidas sempre sob a orientação e supervisão de investigadores do CEBAL. As atividades “Ciência à la Carte” poderão ser também realizadas no formato de ATLs, pensados especialmente para as pausas escolares (Natal, Carnaval, Páscoa e Férias de Verão) nas instalações do CEBAL, ou em qualquer outro espaço que reúna as condições necessárias. O pleno funcionamento das atividades deverá contemplar grupos com um máximo de 10 crianças/investigador, podendo proporcionar-se a organização de múltiplos grupos, ou organização de grupos “especial escolas”.

Copyright 2013 | CEBAL | Contactos